Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 23 de Abril de 2007 às 21:48

    Imprimir


O Governo do Estado quer saber o que provoca os baixos índices de desempenho dos alunos da rede estadual de educação nos sistemas de avaliação nacional e como mudar este quadro. Para se chegar aos fatores responsáveis e com isso desenvolver políticas que contribuam nesta melhora, a Secretaria de Estado de Educação realizou uma pesquisa qualitativa e quantitativa nas 121 unidades escolares de Cuiabá e Várzea Grande, “O estudo exploratório das escolas estaduais da Grande Cuiabá”.

Foram entrevistados 120 diretores (um não participou por motivo de saúde), 121 coordenadores e 400 professores das escolas da região. Sendo feito um comparativo principal entre as 10 unidades com melhor e as 10 com pior desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2006) e Prova Brasil 2005. Alguns resultados supreenderam, a pesquisa mostrou que entre as 10 escolas com piores resultados algumas têm prédios novos, professores mais qualificados e menor índice de reprovação. A ausência da família no desenvolvimento escolar também foi um dos fatores mais citados como causador de um desempenho ruim.

A empresa Vetor Pesquisas, contratada para executar o trabalho, utilizou inicialmente o método qualitativo de caráter exploratório, metodologia de grupos de discussão e depois fez investigação por meio de uma pesquisa quantitativa.

Nesta segunda-feira (23) foi feita uma apresentação de um balanço da segunda parte da pesquisa, método quantitativo, para secretários de Estado. Na próxima sexta-feira a Seduc começa uma análise criteriosa destes dados com toda a equipe educacional.

O secretário de Educação, Luiz Antônio Pagot, explica que a pesquisa ajudará a redimensionar muitas questões e a definir a adoção de políticas. Ele citou que irá acelerar a implantação de uma formação continuada para gestores. A finalidade é fazer que coordenadores pedagógicos e diretores de escolas se tornem gestores com visão empreendedora.

Das 10 escolas com melhor desempenho na Grande Cuiabá, nove estão em Várzea Grande e apenas uma em Cuiabá, mas os índices destas unidades estão abaixo da média nacional. O assessor especial da Seduc, Noí Scheffer, acredita que estes dados vão ajudar na busca de uma solução educacional.

Acompanharam a apresentação, a secretária Extraordinária de Apoio a Políticas Educaionais, Flávia Nogueira; os secretários de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro e de Comunicação Social, José Carlos Dias. O presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart também esteve na apresentação.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230901/visualizar/