Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 11 de Abril de 2013 às 08:25
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


Os partidos políticos têm até segunda-feira (15) para enviarem, via internet, as relações atualizadas dos filiados à Justiça Eleitoral. Até fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral contabilizou mais de 320,7 mil filiados em Mato Grosso entre os 29 partidos relacionados.


 
O Democratas (DEM) tem maior número - 56 mil pessoas (17,47% do total). Em seguida, aparecem PMDB, com 40,5 mil (12,62%), PPS com 30,4 mil filiados (9,4%), PR com 29,3 mil (9,1%), PSDB, com 28,1 mil (8,78%) e PT, com 20,7 mil (6,4%).


 
Conforme o tribunal, até fevereiro foram contabilizados também 17,5 mil filiados ao PDT (5,4%), 15,8 mil filiados ao PTB (4,9%), 12,9 mil ao PSB (4%). Já o novato PSD (criado em 2011) somou 10,3 mil filiados, o que corresponde a 3,2% do total.


 
O prazo para envio da relação atualizada de filiados segue o artigo 19 da lei dos partidos políticos. Com isto, as legendas devem enviar à Justiça Eleitoral as relações atualizadas de seus filiados em abril e outubro de cada ano. As listas devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados às legendas estão inscritos.


 
O cronograma prevê ainda prazo até dia 21 de abril para identificação dos eleitores que estão listados em mais de uma relação partidária. Aqueles que forem identificados serão notificados para informar à qual legenda estão efetivamente associados e comprovar eventual desfiliação que não tenha sido registrada pelo seu antigo partido. Os partidos também são notificados nos casos de dupla filiação.


 
No dia 13 de maio encerra o prazo para partidos e eleitores interessados protocolarem suas manifestações sobre as duplicidades encontradas. Não ocorrendo manifestação por parte do partido ou eleitor, as duas filiações serão canceladas automaticamente. Posteriormente, as relação atualizadas serão disponibilizadas na internet.


 
No país, atualmente há cerca de 15,1 milhões de filiados a partidos políticos. O número foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral com base nas relações enviadas à Justiça Eleitoral em outubro do ano passado, pelos 30 partidos registrados no TSE. O PMDB tem o maior número de filiados: 2,3 milhões.



Em seguida aparece PT com 1,5 milhão e, em terceiro, o PP com 1,4 milhão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/23101/visualizar/