Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 23 de Abril de 2007 às 09:03

    Imprimir


Dois estudos realizados pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostraram que o uso de computadores nas escolas não melhorou o desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

O primeiro estudo, feito pelo economista Naercio Menezes Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP) e do Ibmec-SP, comparou alunos de mesmo perfil socioeconômico e no mesmo ambiente. Os resultados mostraram que a média em matemática nas escolas que oferecem acesso a computadores não difere de forma significativa dos estudantes sem acesso à tecnologia.

Segundo Menezes, o efeito positivo dos computadores aparece quando o aluno tem acesso a eles e à Internet em casa. Ele diz que talvez estejam faltando professores que forneçam orientações sobre um uso adequado dos computadores. "Em casa essa tarefa está sendo feita pelos pais", afirmou ele à Folha.

O segundo estudo foi na Alemanha pela pesquisadora Maresa Sprietsma, do Centro de Pesquisas Econômicas Européias. Ele concluiu que a presença de computadores em escolas afeta negativamente o desempenho dos alunos em português e em matemática. Ela sugere que os alunos, quando usam o laboratório fora do horário escolar, deixam de fazer outras atividades de aprendizado.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231032/visualizar/