Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 22 de Abril de 2007 às 22:27

    Imprimir


Profissionais da área de educação defendem mudanças nas regras para a escolha dos diretores de escolas públicas. Em alguns municípios, os diretores são indicados pelo prefeito e não passam por nenhum tipo de seleção. Para os educadores, a escolha deveria ser feita através de uma eleição envolvendo professores, alunos, pais e servidores das unidades de ensino.

A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, afirma que o perfil dos diretores influencia na qualidade das escolas. Para ela, além do processo eleitoral, também é preciso observar qualificação. “Mesmo para se fazer a eleição é preciso que se indique alguém com um preparo técnico. Nós concordamos com a fato de que a pessoa que queira se candidatar ao cargo de diretor tenha uma boa capacitação técnica”, defende Maria Auxiliadora, que é secretária de Educação de Tocantins.

Maria Auxiliadora cita seu estado como exemplo. Desde de 2001, em todo o estado, os candidatos à vaga de diretor são submetidos á análise curricular, prova de títulos e prova escrita. A partir do ano que vem os três melhores classificados também terão que enfrentar as urnas. “Esse método é melhor, eu não tenho dúvidas”, confirma.

“O diretor deve ser um educador. Espera-se que esse professor tenha uma posição de liderança pedagógica e administrativa da escola. Nós já ultrapassamos a visão de que o diretor é apenas um administrador”, defende o professor da Universidade de Brasília (UnB), Erasto Fortes.

O secretário-geral da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), José Carlos Rassier, defende que cada município deve ter autonomia para decidir como os diretores serão escolhidos. Para a ele a indicação política também é valida. “Esse é um cargo de confiança, que deve ser escolhido pelo prefeito assim como o presidente também pode escolher seus ministros. Ter um bom currículo não quer dizer que a pessoa tem sensibilidade para exercer o cargo se diretor”, explica Rassier.

Para o professor Roberto Leão, que é membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a melhor opção para as escolas é realizar uma eleição que envolva pais, alunos e professores.

“A escola é um espaço de construção da cidadania. Não cabe nos dias de hoje o prefeito querer indicar o diretor. A designação nesses moldes pode transformar a escola em cabo eleitoral do prefeito. O diretor tem que ser alguém de confiança da sociedade escolar”, analisa Leão.

O Ministério da Educação (MEC) já estuda a possibilidade de alterar a regra para a escolha dos diretores. A assessoria de comunicação do órgão informou que a idéia é utilizar o currículo profissional como forma de seleção.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231098/visualizar/