Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Abril de 2007 às 07:27
Por: Auro Ida

    Imprimir


A indicação do deputado Ságuas Moraes para a Secretaria de Educação ameaça dividir ainda mais o PT de Mato Grosso. A antecipação da divulgação do seu nome desagradou o campo majoritário (Articulação de Esquerda, Democracia Socialista, Utopia e Vida e Trabalho), liderada pela senadora Serys Marly, que ameaçou, durante todo o dia de ontem, radicalizar e optar pela oposição ao governo Maggi.

O clima esquentou ainda mais quando a Unidade na Luta, comandada pelo deputado federal Carlos Abicalil, protocolou documento convocando a reunião do diretório regional para o próximo domingo. "Não aceitamos que essa discussão seja feita de afogadilho", avisou o presidente da agremiação em Cuiabá, Jairo Rocha, que lidera a corrente Articulação de Esquerda. Ele observou que a reunião foi convocada para o próximo dia 27, pela executiva regional.

Diante de um provável racha do PT no Estado, Serys Marly e Carlos Abicalil se reuniram ontem em Brasília. Depois de uma ampla discussão, o parlamentar concordou em deixar a discussão sobre a composição com o governo Maggi para o dia 27 e determinou que o pedido da reunião para o próximo domingo fosse retirado.

"Essa foi uma decisão sábia", avaliou Rocha. Segundo ele, se a Unidade na Luta forçasse a reunião neste domingo o racha seria inevitável no partido. "O grupo poderia até apoiar o governo Maggi, mas a maioria iria radicalizar e fazer oposição". Agora, é grande a possibilidade do PT apoiar unido o governo do Estado, já que a maioria dos grupos é simpático a conversação.

Jairo Rocha disse que o PT reconhece a importância do apoio de Maggi no segundo turno ao presidente Lula. "Ele mudou o discurso contra o governo federal e nós mudamos o discurso sobre o seu governo", observou, assinalando que esse fato pode ser constato no interesse manifestado pela executiva de abrir uma discussão com a sua administração;

"O que não aceitamos que esse debate fosse feito de forma intempestiva, como se o cargo de secretário fosse o mais importante para o partido", ressaltou.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231648/visualizar/