Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 19:24

    Imprimir


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto se reuniu nesta quarta-feira (18) para discutir o Plano Estadual de Educação (PEE) e, designar o relator de cinco projetos. Durante o evento, o professor e mestre Edevamilton Lima de Oliveira proferiu uma palestra sobre “Perfil dos Profissionais da Educação em Mato Grosso”, mostrando dados de uma pesquisa realizada no município de Primavera do Leste.

“Os resultados foram assustadores e temos a certeza de que, além da insatisfação da questão salarial, outros 67% dos professores passaram por tratamento de saúde nos últimos anos. Isso é ruim para a categoria e, precisamos fazer algo para reverter o quadro”, avaliou o professor.

Os dados apresentados por Oliveira foram incluídos no relatório do PEE e, o presidente da Comissão, deputado Humberto Bosaipo (DEM), aproveitou a oportunidade e reforçou o convite aos deputados para visitar as cidades consideradas pólos, como por exemplo, Cáceres, Sorriso, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis, e colher subsídios para a formatação do Plano. “Precisamos de sugestões para enriquecer ainda mais o PEE”, destacou o parlamentar, garantindo também que a Comissão estipulou em 100 dias para colocar o PEE em votação no plenário.

Para a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep), Marli Keller, o Plano agradou a entidade representativa, pois contempla o que a sociedade deseja para a Educação. “O Plano contém as necessidades da política de educação do Estado e a Conferência Estadual foi fundamental para a construção do PEE”, disse Keller.

Outro ponto abordado pela secretária do Sintep está direcionado no resultado obtido nas escolas durante o trabalho desenvolvido nos municípios. “Ouvimos vários professores e secretários municipais com sugestões positivas e alternativas viáveis para o PEE”, ressaltou Marli.

Também participaram da reunião desta quarta-feira, os deputados Percival Muniz (PPS), José Riva (PP), Chico Galindo (PTB), Zé Domingos (DEM), Airton Português (PP) e Gilmar Fabris (DEM). Depois da palestra do professor Lima, o parlamentar Zé Domingos indagou as propostas do mestre para relacionar no Plano, Edvamilton respondeu que o Estado precisa de parcerias para melhorar a educação estadual. “Através dela (da parceria) devemos humanizar e capacitar os profissionais da educação para o trabalho”, complementou o professor.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231687/visualizar/