Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 18 de Abril de 2007 às 13:27
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PP) continua lutando pela implantação de um campus da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cuiabá. Ele havia apresentado, em junho de 2006, projeto de lei complementar definindo o campus como da "região geoeducacional", para atender todos os municípios da Baixada Cuiabana.

O parlamentar apresentou ainda, emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias prevendo a instalação da instituição em Cuiabá. Com o risco de a Unemat perder receita, Riva sugeriu ao governo o aumento no percentual progressivo de repasses por meio de uma PEC, que, se convergida, determinará percentual de 2,5% sobre a receita corrente liquida (RCL). “Não dá para promover investimento e ampliar a estrutura numa única fonte”, argumenta Riva. O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é fonte atual de destinação de repasses.

No ano passado Riva, apresentou também emenda aditiva à Proposta de Emenda Constitucional nº 01/06 que prevê instalação de campus, até 2008, em cidades ou aglomerados com mais de 150 mil habitantes.

Em 2007, o deputado Riva - para garantir mais um estabelecimento público de ensino superior em Cuiabá - apresentou indicação para que o prédio que abrigava o Centro de Formação de Praças no CPA III (CEFAP), fosse utilizado para instalar a faculdade na capital- o local está abandonado. “A estrutura física já está sendo comprometida. É possível a recuperação, pois o prédio comporta as necessidades atuais de uma faculdade naquele lugar”, disse.

Riva lembrou que o único estabelecimento de ensino público de nível superior em Cuiabá é a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a qual possui altos índices de concorrência. "O sonho de ingressar em uma universidade é comum a praticamente todos os estudantes que concluem o Ensino Médio. A Unemat tem possibilitado a concretização desse sonho em diversos municípios”, explicou.

Atualmente, a Unemat está presente em 114 municípios por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. São 11 campus instalados em Cáceres, Sinop, Alto Araguaia, Alta Floresta, Barra do Bugres, Luciara, Juara, Colíder, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra. Tem 13 núcleos padagógicos atendendo aproximadamente 14 mil acadêmicos.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231755/visualizar/