Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 12 de Abril de 2007 às 22:13

    Imprimir


Serão encerradas nesta sexta-feira (13), as inscrições para o Programa Professor Visitante Sênior nos Estados Unidos. O programa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com a Comissão Fulbright. O objetivo é possibilitar a inserção acadêmica de professores brasileiros de destaque, de diferentes áreas do conhecimento, em instituições de ensino superior norte-americanas.

O professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Domingos Fabris, foi um dos dez participantes do programa em 2006. Ele esteve na Universidade de Illinois, durante quatro meses, trabalhando com o também professor de química, Joseph Stucki. Fabris explica que os resultados obtidos a partir de sua participação no programa foram além do previsto e abriram novos horizontes para a sua instituição. "Foi uma das experiências mais extraordinárias da minha vida acadêmica. Serviu para fortalecer os laços entre as duas universidades, além de incrementar o intercâmbio de estudantes de pós-graduação," diz.

Esta é a terceira edição do Programa Professor Visitante Sênior, em funcionamento desde 2005. Nesse período já enviou 20 professores para os Estados Unidos e oferece, agora, mais dez vagas. Para se candidatar é necessário ter título de doutor há, no mínimo, cinco anos, estar devidamente credenciado como professor e orientador em programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes, possuir atuação acadêmica qualificada na área, ter somente nacionalidade brasileira e falar inglês fluentemente.

Benefícios

Os candidatos selecionados receberão passagem de ida e volta, auxílio-hospedagem, seguro-saúde e bolsa mensal no valor de US$ 4 mil. As atividades terão início em setembro de 2007, início do calendário letivo americano. Outras informações e inscrições no endereço eletrônico da Capes.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232634/visualizar/