Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 10 de Abril de 2007 às 12:27

    Imprimir


O pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, recebeu na segunda-feira, 09/04, a visita do presidente da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Leôncio Pinheiro da Silva Filho. Ele esteve acompanhado de um grupo de empresários interessados em investir no setor de biodiesel em Mato Grosso e do técnico pesquisador, Carlos Milhomen. Também na reunião os dirigentes iniciaram conversações sobre áreas de interesse comum entre as duas instituições com a finalidade de definir ações conjuntas.

´´Este foi o primeiro contato, ouvimos a apresentação da proposta, eles ficaram de detalhá-la melhor para analisarmos melhor``, diz Teixeira. Segundo ele, a UFMT tem recebido quase que semanalmente propostas de parceria nessa área, uma vez que ´´este é um setor de muita vitalidade no Estado``. A UFMT tem um grupo de pesquisadores na área, com desenvolvimento de tecnologia de ponta e estudos sobre as espécies mais adequadas à região do ponto de vista da produtividade e do meio ambiente. Além disso, informou aos empresários, a Instituição está lutando para a criação do Centro de Excelência em Biocombustíveis, que tem entre suas funções, apoiar as empresas na instalação dessa cadeia produtiva em Mato Grosso.

Aproximação - Paulo Teixeira e Leôncio Pinheiro conversaram sobre as possibilidades de parceria, buscando uma maior aproximação entre a UFMT e a Empaer. Para detalhar melhor essa proposta e definir as ações em que se pode trabalhar complementarmente, haverá reuniões prévias com as áreas afins e será realizado um encontro específico no dia 14 de maio, à tarde, no auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev), conhecido como ´´Batatão``. O objetivo é criar um grupo de trabalho para essas ações conjuntas, que deverão envolver pesquisadores da Empaer e das faculdades de Agronomia, de Engenharia Florestal e Química, entre outros, buscando beneficiar o pequeno agricultor. Como a Empaer tem centros de pesquisa em diversos municípios, Teixeira acredita que uma das possibilidades é uma parceria com a unidade instalada em Sinop, onde a UFMT tem campus e cursos de Ciências Agrárias.





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233026/visualizar/