Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Abril de 2007 às 07:01

    Imprimir


No primeiro trimestre deste ano foram registrados 9.088 casos de dengue em Mato Grosso, cerca de 35,9% superior ao número contabilizado no mesmo período do ano passado quando 6.685 casos foram notificados. As cidades onde ocorreram os maiores índices da doença foram Alta Floresta, Sinop, Aripuanã, Cáceres e Pontes e Lacerda, onde ações de controle e combate aos criadouros foram intensificadas. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A coordenadora estadual do Programa da Dengue da SES, Maria de Lourdes Girardi, explica que o número cresceu é em decorrência da circulação do sorotipo DEN3, uma evolução da doença, cuja incidência foi maior este ano nas respectivas cidades. "Nos locais onde foram detectados os focos do mosquito foi redobrado o trabalho dos agentes, inclusive com a utilização de carros que espalham veneno para matar os mosquitos.

Evento - Para tentar reduzir o índice larvário na Universidade Federal de Mato Grosso, o Centro de Controle de Zoonoses em parceria com a instituição vai promover hoje uma programação para combater os criadouros do mosquito da dengue no campus. Entre as ações está a exposição do ciclo de vida do inseto e também a panfletagem com informações sobre a doença. A coordenadora do Centro, Moema Blatt, informa que no mês passado o índice larvário na UFMT era de 12,1 considerado de alto risco. "A intenção agora é conscientizar as pessoas a não jogarem lixo no local".




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233099/visualizar/