Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Abril de 2007 às 11:04

    Imprimir


Otimização do policiamento ostensivo, aprimoramento da comunicação entre policiais e centro de operações, redução dos indicadores de violência em pontos críticos da cidade e inibição de atos ilícitos em locais públicos. Estes são apenas alguns dos resultados do projeto de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM), implantado há um ano em Cuiabá pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).

Em 12 meses, o projeto contribuiu para a redução de 40% do índice de violência no centro da capital, auxiliando os mais diversos trabalhos da polícia. As imagens feitas pelo monitoramento 24 horas de nove câmeras, instaladas em pontos estratégicos do centro de Cuiabá, colaboraram para o registro de 90 ocorrências, sendo 38 no ano de 2006 e 52 apenas no primeiro trimestre de 2007.

“Entre os principais delitos flagrados estão roubos, furtos e tentativas de roubos e furtos a veículos, estabelecimentos comerciais e agências bancárias, acidentes de trânsito, uso de entorpecentes, posse ilegal de arma de fogo, início de incêndio em veículos e estabelecimentos comerciais, depredação de patrimônio, acidentes de trabalho e monitoramento de manifestações e eventos, como a Corrida de Reis 2007”, elencou o coordenado do CIOSP, major Eduardo Luiz Silva dos Santos.

A expectativa do secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, é de que a redução do índice de criminalidade no centro da Capital, que chegou a 40% após implantação do projeto, reduza a 60%, a exemplo do que ocorre em outras capitais e grandes cidades.

Em municípios brasileiros que já adotaram o sistema, como Sobral (CE), Novo Hamburgo (RS), Blumenau (SC), a redução de ocorrências chegou a 66%. Nos índices gerais de criminalidade, a redução é de até 30%, conforme dados colhidos durante a elaboração do projeto.

Carlos Brito defende também a ampliação do projeto para outros pontos da capital, como os bairros mais populosos, e até mesmo para outros municípios. “Sabemos da dificuldade financeira e do custo desse investimento, então estamos trabalhando em busca de parcerias públicas e privadas, a fim de utilizar essa tecnologia para reduzirmos ainda mais a criminalidade e garantir a segurança da população”, declarou Brito.

O projeto

A implantação do projeto de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM) em Cuiabá é uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O investimento foi de R$ 600 mil, contabilizados desde a compra e instalação dos equipamentos, terminais de acesso e qualificação dos profissionais.

O monitoramento de 24 horas é feito em tempo real por policiais, cuja central de operações funciona no Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (CIOSP), na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). As câmeras têm alta capacidade de resolução e mobilidade, giram 360º horizontal e 80º vertical, possibilitando inclusive a visualização de placas de carros de uma distância de até 400 metros. As imagens ficam armazenadas num período de até 30 dias.

Os equipamentos de vigilância estão instalados nas proximidades das avenidas Prainha, Barão de Melgaço, Major Gama, Dom Bosco, Joaquim Murtinho, Getúlio Vargas, Isaac Povoas e Morro da Luz e Ganha Tempo.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233420/visualizar/