Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 30 de Março de 2007 às 07:31

    Imprimir


Representantes da Educação reuniram-se ontem no anfiteatro do Centro Cultural, para participar do Encontro de Formação de Conselheiros Municipais de Educação. O evento está sendo realizado em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Secretaria Municipal de Educação (Semec). O encontro teve início na noite da última quarta-feira e encerra hoje.

O objetivo do encontro segundo o presidente do Conselho Municipal de Educação, João Costalonga, é relevar a importância do município em ter seu próprio sistema de educação. O presidente explicou que o conselho em Tangará da Serra, é vantajoso em razão de ter total autonomia de trabalho dentro do município. “Com o conselho podemos resolver no município todos os problemas e ações que possam surgir, não precisando mais se deslocar até Cuiabá para isso”, diz Costalonga. Ele informou ainda que com um sistema próprio no município, os conselheiros estão por dentro dos problemas daqui tendo uma maior facilidade em resolvê-los. “Queremos realizar um trabalho que melhore significativamente a rede de ensino, fiscalizando e orientando”, comenta o presidente.

Entre os temas abordados no encontro, os assuntos de maior relevância, foram: Implantação de Sistema de Ensino, Integração dos Conselhos Municipais de Educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), Regulamentação da Educação Básica- Educação do Campo, Expansão da Educação da Educação Infantil de Tangará da Serra, perfil do conselheiro e composição do conselho e implantação do ensino fundamental de nove anos.

O presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Paulo Eduardo Santos, diz que o programa de formação continuada dos CME, está acontecendo em todo o Brasil. Ele informou que estão no terceiro encontro. “O primeiro encontro foi realizado em Aracaju, o segundo em Minas Gerais e o terceiro em Tangará da Serra”, destaca Santos.

Para o presidente, o objetivo deste encontro é fortalecer a atuação de CME, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino em todas as escolas. Paulo Eduardo comenta que o conselho tem o fundamento de melhorar a perspectiva da educação básica no Brasil, ´com isso queremos passar à organização do sistema municipal de ensino a importância do CME”.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/234449/visualizar/