Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 21 de Março de 2007 às 14:25

    Imprimir


O secretário estadual de Educação, Luiz Antônio Pagot e a secretária Extraordinária de Apoio a Políticas Educacionais, Flávia Nogueira participaram na manhã desta quarta-feira (21.03), da aula inaugural de lançamento do curso de Especialização em Gestão Escolar. A parceria é resultado da Escola de Gestores e parceria entre a Seduc, o Ministério da Educação (MEC), a UFMT e a União dos Dirigentes de Escolas Municipais (Undime). A aula aconteceu no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, .

A formação dos gestores escolares, em nível de pós-graduação lato-sensu, tratará de forma aprofundada a compreensão sobre o alcance, as possibilidades e os limites das práticas de gestão nas escolas públicas. Pretende-se, também, que os processos formativos impliquem na apropriação de meios, mecanismos e instrumentos que permitam intervenções mais satisfatórias, do ponto de vista pedagógico, no dia-a-dia escolar, a partir da compreensão dos condicionantes sócio-políticos e econômicos que permeiam a organização escolar.

Com duração de 400 horas, o curso será estruturado em três eixos vinculados entre si: O Direito à Educação e a Função Social da Escola Básica; Políticas de Educação e a Gestão Democrática da Escola; Projeto Político Pedagógico e Práticas Democráticas na Gestão Escolar. Esses eixos estão consubstanciados em seis salas ambientes, além de um ambiente introdutório à Plataforma Moodle e ao curso de especialização. Segundo o coordenador do curso, Genésio Marques, a previsão é de que as aulas tenham início em abril, e se revezem nas modalidades presencial e à distância. Em Mato Grosso serão formadas 10 turmas de professores; duas em Cuiabá e uma nos municípios de Várzea Grande, Colíder, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Juína e Rondonópolis.

Segundo o secretário Pagot, o governo Blairo Maggi fez um amplo estudo no setor da Educação que apontou como um dos principais problemas, exatamente a ausência de capacitação na área de gestão escolar. “Então o curso veio em muito boa hora e essa parceria é muito bem vinda, porque o Governo do Estado quer fazer um trabalho forte neste sentido, onde o foco é a escola, é a sala de aula”, afirmou. Para Cirineu Moleta, presidente da Undime, a parceria entre Seduc, MEC e UFMT irá proporcionar a democratização da participação popular contribuindo ainda mais para a melhoria da qualidade da Educação e universalização da informação.

O reitor da UFMT, Paulo Speller, que também participou do evento acompanhado do secretário de Educação Básica do MEC e representante do Governo Federal, Francisco Chagas, afirmou que recebe com satisfação as entidades parceiras e o compartilhamento de esforços no sentido de qualificar profissionais da Educação. Destacando que é um privilégio para Mato Grosso receber este curso, Speller lembrou que o Instituto de Educação da UFMT foi o pioneiro na Brasil ao implementar a modalidade de Educação à Distância.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/235743/visualizar/