Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Março de 2007 às 17:00
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Deputado José Riva (PP) encaminhou indicação a Taisir Mahmudo Karin - Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - com cópia ao secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Chico Daltro, solicitando instalação de Campus da UNEMAT em Guiratinga, no Sudeste, distante 365 quilômetros da capital.

Riva argumenta que o pleito visa proporcionar o acesso a cursos de nível superior àqueles que não têm condições de arcar com despesas de mudança para outras cidades. “Garantir e facilitar o acesso à formação acadêmica de nível superior aos jovens e adultos daquele município”, explica.

A indicação do parlamentar progressista atende pedido do prefeito Helio Antônio Filipin Goulart, que informou da existência de um prédio adquirido pelo Estado com área aproximada de 6.000m2. Segundo o prefeito, o prédio está fechado há dois anos e poderá ser utilizado para as instalações físicas da Unemat.

Inúmeros são os exemplos de localidades que sofrem pela falta de cursos de nível superior, observa Riva. “Tendo em vista a distância dos centros universitários e o alto valor dos cursos oferecidos pelas universidades particulares, inúmeros também são os jovens e adultos que não têm oportunidade de ingressar nas faculdades”, sustenta.

O deputado Riva durante seus mandatos direcionou, entre as bandeiras de defesas, inúmeras ações que contribuíram com a evolução da faculdade. O progressista garantiu que para esta gestão terá na área educacional, a prioridade numero um.

A Unemat está presente em 114 municípios por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Sua estrutura conta com 24 unidades universitárias, destas são 11 campi instalados nos municípios de Cáceres (sede); Alta Floresta; Sinop; Barra do Bugres; Alto Araguaia; Juara;Luciara; Nova Xavantina; Colíder; Tangará da Serra e Pontes e Lacerda. São 13 núcleos pedagógicos atendendo cerca de 15 mil acadêmicos.

A indicação de Riva para instalar o campus da Unemat em Guiratinga foi apresentada na sessão ordinária da Assembléia Legislativa do dia 15 de março. Depois de aprovada pelo Plenário, a peça seguiu para apreciação da Secretaria de Ciência e Tecnologia que deve respostar o pleito antes de findar o mês.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/236085/visualizar/