Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Março de 2007 às 08:17

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu, no seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, que ao final do seu mandato cada escola municipal brasileira pública terá internet de banda larga. "Nós vamos permitir que os brasileiros sejam tratados em igualdade de condições. Uma dessas condições que garante cidadania é você permitir que eles tenham acesso à internet no mais longínquo município."

No programa de hoje, o convidado do presidente foi o ministro da Educação, Fernando Haddad, que explicou o plano para a educação lançado há uma semana. São 20 ações que vão da construção de creches onde não há oferta de educação infantil até bolsas para pós-doutorado, para que doutores formados nas universidades brasileiras não deixem o País. O ministro explicou que "a grande ênfase desse plano é a qualidade da educação básica".

"Nós, em 2005, realizamos uma prova chamada Prova Brasil, que foi aplicada a 3,3 milhões de estudantes da quarta e da oitava séries do ensino fundamental", disse Haddad. Ele explicou que o Ministério da Educação tem "uma grande radiografia das escolas que vão bem, das escolas que não vão tão bem, dos sistemas municipais que estão em patamares de desenvolvimento equivalentes aos de países desenvolvidos, sistemas municipais que estão muito aquém do desejado. Agora, trata-se de o Ministério da Educação apoiar aqueles sistemas que estão com os piores indicadores e promover a qualidade em todo o país".

Haddad analisou ainda que um outro ponto a que o presidente fez referência é a valorização e a formação dos professores. Por isso, será feita "a valorização mediante fixação do piso nacional do magistério". "Nós temos hoje 50% dos nossos professores ganhando menos de R$ 800 por mês por uma jornada de 40 horas. Esse quadro muda com a fixação do piso que vai ser encaminhado ao Congresso Nacional até o final de março."





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/236202/visualizar/