Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 18 de Março de 2007 às 13:31

    Imprimir


Brasília - Um projeto desenvolvido no Acre tem incentivado o preparo de alimentos com farinha à base de castanha-do-brasil como alternativa para reduzir os elevados índices de desnutrição no estado. A castanha-do-brasil, também conhecida como castanha-do-pará, é uma amêndoa oleaginosa, de alto valor energético e rica em proteína.

Por estes e outros valores nutricionais, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professores da Universidade Federal do Acre iniciaram um estudo e analisaram os resultados obtidos a partir do consumo dessa farinha por crianças na Amazônia.

A pesquisa começou em 2005 e intitulada Influência de alimentos enriquecidos com castanha-do-brasil e outros produtos regionais na recuperação de crianças desnutridas no Acre.

A partir disso, o projeto Castanha Nutre foi desenvolvido durante oito meses com 150 crianças do Bairro Triângulo Novo e Taquari, na cidade de Rio Branco.

Segundo o coordenador do projeto, o nutricionista Pascoal Muniz, ao longo do trabalho as crianças apresentaram resultados satisfatórios.

“Essa proposta que criamos com a Embrapa, uma parceria da secretaria de Saúde de Rio Branco, mostra que é preciso uma reavaliação das políticas públicas nesses bolsões de pobreza. Por isso precisamos acompanhar cada criança, cuidar, verificar a alimentação e usar os recursos regionais para recuperá-las”.

O projeto Castanha Nutre teve apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Além da castanha-do-brasil, estão sendo realizados estudos com outros produtos regionais da Amazônia para serem utilizados como alternativa na recuperação de crianças desnutridas no Acre.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/236273/visualizar/