Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 13 de Março de 2007 às 15:28

    Imprimir


Capacitar profissionais da Educação Pública para trabalhar como tutores e multiplicadores, atuando no repasse de conhecimentos a 1.080 agentes que irão ministrar cursos de capacitação na modalidade; Gestão Escolar, em todo o Estado de Mato Grosso. Esta é a proposta do programa Pró-gestão, aberto na manhã desta terça-feira (13.03), nas dependências do hotel Taiamã, em Cuiabá. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Luiz Antônio Pagot, e da presidente do Conselho Estadual de Educação, Alaídes Mendieta.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Enilza Vitório, este é o segundo encontro de capacitação, que acontece até o próximo dia 16 e deve formar 1.080 tutores na área de Gestão Escolar. Do evento participam 23 diretores de escolas e coordenadores pedagógicos, representando 16 municípios de Mato Grosso.

Para a presidente do CEE, Alaídes Mendieta, o curso é mais uma demonstração de que o governo do Estado vem investindo esforços para superar os baixos índices apresentados pelo Estado de Mato Grosso no ranking nacional. Segundo ela, a melhoria desses índices passa pela capacitação dos gestores escolares. “Gostaria que todos nós nos empenhássemos para alterar esta posição e buscássemos d fato a Educação de qualidade”, enfatizou.

O secretário Luiz Antônio Pagot resumiu na palavra; superação, a meta a ser alcançada para reverter o atual momento por que passa o Estado. “Este é um marco, um passo a mais na busca de um melhor desempenho. Que os profissionais aqui presentes se transformem em agentes indutores e saiam deste curso motivados para este desafio”, ressaltou Pagot.

Avaliando as visitas que tem feito às escolas em todo o Estado, o secretário observou que pôde ver muitas diferenças em termos de gestão escolar. “A boa gestão faz a diferença”, disse ele. “É preciso que o gestor esteja envolvido com a escola e consiga desenvolver uma boa gestão, compartilhando tarefas e se integrando com a comunidade”, destacou.

Para Luiz Antônio Pagot, a boa gestão não se resume em escola nova e escola velha - referindo-se às instalações físicas dos prédios. “Vi muitas escolas novas que são mal administradas, as coisas são desorganizadas, há sujeira em vários ambientes e há diretores que nem sabem quantos professores existem na escola ou outros dados importantes. Mas vi também escolas que funcionam em prédios antigos, ou velhos, mas que têm as dependências limpas, há organização, são bem conservadas, os diretores sabem tudo sobre a escola e se percebe que eles estão envolvidos e se interessam por ela”, revelou.

O secretário salientou ainda que ensino é oportunidade e que assim deve ser tratado. “ Educação é uma questão tripartite, não se separa em esferas federal, estadual, municipal, o ensino deve ser tratado como uma responsabilidade de todas as esferas de poder e desejo que esta visão seja entendida pelos que vão fazer este curso aos quais eu deseo também boa sorte no seu aproveitamento”, finalizou.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/236926/visualizar/