Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 13 de Março de 2007 às 07:59

    Imprimir


Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira revelou que algumas pessoas que fazem cirurgia para redução do estômago, em particular mulheres jovens, podem ter perda de memória e problemas na coordenação motora. Esses problemas são comuns em pacientes que sofrem de alcoolismo há muito tempo e estão ligados a uma deficiência da vitamina B1.

Um estudo publicado na revista Neurology descreveu o que ocorreu com 27 mulheres e cinco homens que fizeram a cirurgia para redução do estômago. Eles apresentaram uma doença conhecida como encefalopatia de Wernicke, que afeta o cérebro e o sistema nervoso quando o organismo não absorve quantidades suficientes da vitamina.

Segundo os pesquisadores, os primeiros sintomas surgem entre um e três meses após a cirurgia e são mais comuns em pessoas que vomitam muito após a operação. O cientista Sonal Singh, da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte, Estados Unidos, fez um alerta. Segundo ele, pessoas que fizeram essa cirurgia e apresentam sintomas como convulsões, surdez, fraqueza muscular e dormência nos pés e nas mãos devem consultar um médico imediatamente.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/237061/visualizar/