Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 12 de Março de 2007 às 23:48

    Imprimir


O secretário de Estado de Ciência Tecnologia (Secitec), Chico Daltro, está em reunião hoje (12.03) durante todo o dia com Reitoria, pró-reitorias, diretores de institutos e faculdades e coordenadores regionais da Unemat, na cidade sede da Universidade, Cáceres. A parte da manhã foi reservada à apresentação das principais atribuições de cada pró-reitoria e do planejamento Institucional. À tarde serão mostradas as potencialidades de cada campus e deliberação com o secretariado.

A reunião é resultado de um esforço conjunto entre Secretaria e Unemat que estabeleceu um calendário de encontros mensais objetivando um maior diálogo entre os órgãos. De acordo com o planejado, um dia por mês será instalada a Secitec na sede da Unemat em Cáceres e, outra vez, em um dos 11 campi da instituição espalhados por diferentes pólos de Mato Grosso. “O objetivo é ampliar o diálogo com todos os gestores da Unemat, ouvir de perto suas demandas e sugestões e agilizar processos de decisão, possibilitando alcançarmos resultados positivos e uma universidade cada vez mais forte”, disse o secretário Chico Daltro.

Na abertura do encontro, pela manhã, o reitor da Unemat, Taisir Karim, lembrou da importância do entrosamento entre a administração da Universidade e Governo do Estado. “É um passo importante para a democracia da instituição. Poderemos fortalecer ainda mais nossos pontos potenciais e efetuar possíveis correções na direção, tudo com mais agilidade. Representa a união para que a Universidade possa crescer e mostrar suas ações para o Estado e País”.

O vice-reitor da Unemat, Elias Januário, reforçou que este momento estabelece um avanço no sentido de pensar a Universidade. “Abre as portas para que possamos ter cada vez mais qualidade de ensino”.

A equipe da Secitec será representada em cada um desses encontros pelo Secretário de Estado, pela Secretária-Adjunta Ilma Grisoste, por assessores, além da diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), órgão que integra a estrutura da Secitec.

O presidente da Fapemat, Antônio Carlos Camacho, afirmou que a Fundação também está ampliando os espaços os institucionais destinados a participação direta das universidades. “A intenção é fortalecer o diálogo, o encontro e ouvir as necessidades das instituições. Dessa forma, nossas ações e o fomento à pesquisa são construídos em conjunto, a partir da demanda dos agentes envolvidos no processo”, disse. Nesse sentido, foram criadas três comissões com representantes de IES públicas, particulares em atuação no estado e de instituições de pesquisa. São elas: comissão de pós-graduação, de pesquisa e de extensão.

Ainda pela manhã, os Pró-reitores da Unemat apresentaram suas principais ações e planejamento. Falaram o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRPDI), Vitérico Jabur Maluf, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós- Graduação (PRPPG), Carolina Joana da Silva, de Pesquisa e Graduação (PREG), Agnaldo Rodrigues, e de Extensão e Cultura (PROEC), Ilário Straub. Também marcou presença no encontro, o Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho.

A tarde será destinada para colocar ouvir os coordenadores regionais da Unemat. As questões mais imediatas já serão formalizadas e as propostas traçadas, colocadas em andamento.

A Unemat atua em todo o estado de Mato Grosso, por meio de 11 campi e 15 núcleos pedagógicos. Hoje, são 12.591 alunos em 44 diferentes áreas de formação. Para atender a esta enorme demanda, possui um quadro com 619 docentes efetivos, sendo 105 doutores e 321 mestres.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/237102/visualizar/