Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Março de 2007 às 15:20
Por: Adriane Rangel

    Imprimir


O deputado Airton Rondina (PP), o Português, fez um alerta para a situação da Saúde na região da Grande Cáceres, que classificou de “grave”, e propôs desenvolver ações para o seu fortalecimento principalmente melhorando as condições do hospital regional da cidade-pólo.

Ele também considerou importante a implantação de um hospital regional em Pontes e Lacerda, com atendimento normal dentro das especialidades médicas. “Esse modelo de prestação de serviços médicos vai desafogar Cáceres e, simultaneamente, Cuiabá”, observou o parlamentar.

A proposta é criar um hospital regional ou fortalecer a Santa Casa de Pontes e Lacerda, por meio de convênio. Para isso, Português já se reuniu com o secretário de Saúde do Estado, Augustinho Moro. “A Santa Casa está bem desestruturada, mas com o esforço conjunto dos governos federal e estadual, e a iniciativa da direção da instituição, poderemos criar um ‘regional’ na Santa Casa”, explicou Português.

A medida, segundo ele, vai solucionar os problemas de saúde na região do Vale do Guaporé e Pontes e Lacerda, que abriga vários outros municípios, com os atendimentos sendo concentrados no local e a disponibilidade de mais vagas no regional de Cáceres.

O deputado aproveitou para mostrar a necessidade de descentralização da Saúde, em Mato Grosso, levando-a para as regiões interioranas e, com isso, facilitando a vida dos cidadãos que precisam de atendimento de alta complexidade e desonerando os hospitais locais.

“Em inúmeras situações são mobilizados veículos, motoristas e há gastos desnecessários com combustível apenas para a realização de uma cirurgia de catarata, quando esse procedimento poderia ser feito na região”, citou Português, como exemplo.

As referências foram feitas por Airton Rondina durante entrevista ao programa Entrevista Coletiva, da TV Assembléia – Canal 16. “Quero, na Assembléia, lutar por minha base e também por todo Mato Grosso, principalmente em questões como Saúde, Educação e Infra-estrutura”, reforçou o parlamentar.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/237163/visualizar/