Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Março de 2007 às 07:34

    Imprimir


Uma equipe da Universidade Estadual de Nova York identificou um hormônio que normalmente age acalmando a ansiedade, mas que tem um efeito contrário na adolescência.

Em artigo na revista Nature Neuroscience, os pesquisadores dizem que pode ser possível reverter esse efeito da puberdade.

Eles acrescentam que o estudo deve ajudar pais e professores a entender os adolescentes.

O hormônio, chamado THP, é normalmente liberado em resposta ao estresse.

Ele costuma atuar como um tranqüilizador, com efeitos em áreas do cérebro que acalmam a atividade do órgão e, em adultos e crianças na pré-puberdade, ajudam a pessoa a lidar com o estresse.

Mas um estudo com ratos de laboratório realizado pela equipe de Nova York mostra que o THP na verdade aumenta a ansiedade na puberdade.

Centro de Emoções

Os pesquisadores descobriram que o alvo do hormônio, um receptor específico, está mais concentrado em partes do cérebro que regulam emoções durante a puberdade.

Isto parece reverter o efeito calmante do hormônio.

Sheryl Smith, que liderou o estudo disse que ainda não se sabe porque isso acontece, mas ela sugere que é por causa da ação de todos os outros hormônios que agem na puberdade.

Smith e sua equipe conseguiram alterar geneticamente o receptor para reverter o efeito da puberdade.

Segundo ela, pode ser possível ainda bloquear os efeitos do hormônio.

Mas são necessárias mais pequisas antes que isso seja possível, disse a especialista. O benefício mais imediato da pequisa pode ser ajudar pais e professores a entender pelo que os adolescentes estão passando.

"Esta pesquisa revelou que há uma base biológica para a oscilação do humor dos adolescentes."

"Eles podem ser frustrantes para pais e professores, assim como para os adolescentes."

"Como adultos, nós simplesmente lidamos com as coisas, mas é mais difícil para os adolescentes por causa da biologia deles. Eu acho que é importante que as pessoas saibam disso."





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/237291/visualizar/