Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 07 de Março de 2007 às 14:59
Por: Solange Spigliatti

    Imprimir


Cerca de cem manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fazem uma manifestação na porta da sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Centro do Rio. Segundo os manifestantes, a ação faz parte da Jornada de Luta em Defesa da Vida e contra o Agronegócio, promovida pelas mulheres sem-terra em todo o país. São trabalhadoras rurais, sindicalistas e militantes feministas que pretendem entrar na sede do banco. Segundo a Polícia Militar, porém, o prédio não chegou a ser invadido. As manifestantes querem ser recebidas pelo presidente da instituição, Demian Fiocca.

Os manifestantes acusam o banco de aumentar investimentos em energia, principalmente na área de biocombustíveis, em detrimento da agricultura familiar e dos assentamentos rurais.

Em nota, o MST defende "um novo modelo baseado na agricultura camponesa e na agroecologia, com produção diversificada priorizando o mercado interno" e afirma que "associadas ao capital financeiro, as empresas multinacionais se aliam a grandes produtores rurais para trazer fome, devastação e desemprego".

O MST lembra ainda a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que servirá para "garantir fornecimento de álcool combustível a baixos custos" e ocupará "terras que se destinariam à produção de alimentos pela agricultura familiar". Amanhã, os integrantes do movimento participam de uma passeata entre a Candelária e a Cinelândia para marcar o Dia Internacional da Mulher.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238116/visualizar/