Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 06 de Março de 2007 às 12:51

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso promove, de 12 a 23 de março, curso de extensão sobre a história e a historiografia da África. A iniciativa é do Departamento de História em conjunto com o Grupo de Pesquisa das Populações Afro-descendentes da América Latina, com o Grupo União e Consciência Negra de Mato Grosso, com o Instituto Mulheres Negras de Mato Grosso e com a Central Única das Favelas de Mato Grosso.

São ofertadas 100 vagas para o período matutino e 100 para o noturno. As aulas serão ministradas no auditório do Centro Cultural da UFMT, das 8h30 às 11h30 e das 19h30 e 22h30, respectivamente, e as inscrições podem ser efetuadas na sala 43 do Laboratório de Prática de Ensino da História, das 14 às 22h, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 20.

Entre os temas a serem abordados estão o estigma e as representações sobre a África; os quadros geográficos e suas influências na produção historiográfica; configurações do continente africano: povos e línguas; tráfico atlântico e seus navios negreiros; África - cinema e imaginário; a África, os africanos e o evolucionismo; a partilha da África; escravidão, mestiçagem, representações do outro e do eu na época moderna; as particularidades dos processos de independência: o impulso revolucionário; a música africana e a cultura popular em Cabo Verde; a contribuição africana à diversidade cultural e ambiental no Brasil.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3615-8480 e 9231-6527 ou pelos e-mails adileadelamonica@uol.com.br ou gruppall@uol.com.br.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238383/visualizar/