Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Março de 2007 às 22:33

    Imprimir


Aparelhos medidores de pressão arterial (esfigmomanometro mecânico aneróide) dos postos de saúde, hospitais públicos e privados dos municípios de Rondonópolis, Jaciara, Guiratinga e Pedra Preta, serão vistoriados pelos agentes técnicos de Metrologia Legal do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq).

A verificação da conformidade exigida pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) começa nesta segunda-feira (05.03) em Rondonópolis, e vai até o próximo dia 16. Com o auxílio da Prefeitura Municipal serão verificados 29 postos de saúde e um hospital da região centro sul do Estado. A fiscalização dos outros quatro municípios acontece durante os dias 17 a 24 de março.

A reprovação de 52% dos aparelhos verificados. Este foi o resultado da fiscalização realizada pelo Imeq no ano passado, nos municípios de Cáceres, Tangará da Serra e Canarana, e na Grande Cuiabá a verificação nos medidores de pressão é realizada de forma contínua.

“Destes 52% que reprovaram, 70% possui a indicação maior, o que pode vir a prejudicar o paciente, tendo em vista que a receita médica é feita de acordo com o resultado indicado no esfigmomametro”, explica o gerente de Metrologia Legal do Imeq, Rogério Henrique de Oliveira.

Mato Grosso possui quatro empresas autorizadas pelo Imeq, para dar manutenção nestes aparelhos, garantindo maior segurança ao portador do aparelho e ao paciente. A lista das mesmas são divulgadas pelo site: www.imeq.mt.gov.br.

PORTARIA

A Portaria Inmetro n. º 153, de 12 de agosto de 2005, exige que todo esfigmomanometro mecânico aneróide e aos esfigmomanometro que utiliza líquido manométrico, portáteis ou não, devendo ser fabricados com materiais adequados à finalidade a que se destinam e possuir características capazes de assegurar sua confiabilidade metrológica, tendo sempre a aprovação de modelo do Inmetro.

Esclarecimentos de dúvidas e denúncias devem ser feitas pelo telefone: (65) 3624-8785





Fonte: Assessoria/ Imeq-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238508/visualizar/