Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 04 de Março de 2007 às 03:12

    Imprimir


Cientistas da Universidade de Alicante, no leste da Espanha, patentearam um catalisador que, quando misturado ao tabaco, reduz em aproximadamente 66% a nicotina, o alcatrão, o monóxido de carbono e outros compostos tóxicos liberados pelo cigarro.

O diretor da pesquisa, o engenheiro químico Antonio Marcilla, disse à agência Efe que uma empresa distribuidora de tabaco já se interessou pela patente visando a sua futura comercialização, devido à redução de toxicidade proporcionada.

Embora a Universidade de Alicante prefira não revelar o material que atua como catalisador, Marcilla disse que se trata de um produto inorgânico não tóxico, de composição simples, similar à da argila.

Por isso, segundo ele, o custo de produção poderia ser facilmente arcado, fazendo com que sua comercialização não aumente muito o preço do tabaco.

O aroma e sabor do tabaco misturado com o produto parecem não variar e, segundo Marcilla, se poderia dizer que "a pessoa que fuma um maço com este produto inalaria o equivalente aos compostos tóxicos de apenas cinco ou seis cigarros".

A emissão de produtos tóxicos na corrente secundária, a inalada pelos fumantes passivos, também é reduzida na mesma proporção.

No entanto, o engenheiro insiste que o catalisador não torna o tabaco saudável, já que os riscos só são totalmente evitados quando se deixa de fumar.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238864/visualizar/