Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 03 de Março de 2007 às 15:22

    Imprimir


O governador Blairo Maggi, que se filia ao PR (Partido da República), na segunda-feira, calcula que leva consigo ao menos 65 prefeitos, dois deputados federais, cinco deputados estaduais e 400 vereadores.

Maggi seduziu inclusive o presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo, até então do PPS. O governador prometera apoio a Ricardo na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Em 2004, Maggi já havia apoiado o deputado na eleição municipal.

Quando reeleito deputado, Sérgio Ricardo disse que seu projeto político era o de assumir a presidência da Assembléia Legislativa. Confirmado isso, ele não disputaria a prefeitura. Contudo, a sedução de Maggi parece ter mexido com os planos do deputado.

Até agora, há um ano e oito meses das eleições, já preenchem a lista dos pré-candidatos o prefeito Wilson Santos, do PSDB, o deputado federal Carlos Abicalil, do PT, o deputado federal Valtenir Pereira, do PSB, o deputado estadual Walter Rabelo, do PMDB e Sérgio Ricardo, do PR, cuja candidatura estaria abençoada por Maggi.

A ida de Maggi para o PR já havia sido definida desde que ele deixara o PPS, no ano passado. Irritada com apoio oferecido ao presidente Lula, a cúpula do PPS ameaçou expulsá-lo do partido. Contudo, parte da direção nacional da sigla tentou segurar Maggi, mas ele não quis mais dialogar a questão.

Outro fator que contribuiu a ida de Maggi para o PR foi influência do presidente Lula. No PR, o governador mato-grossense passa a ter mais voz em Brasília. E mais: mesmo sem ser do PT, Maggi passa a ser uma espécie de interlocutor do presidente para a região.

Não é uma novidade o governador Blairo Maggi convencer centenas de parlamentares a trocar de partido. Isso ocorrera antes com o ex-governador Dante de Oliveira, falecido em junho do ano passado. Quando Dante deixou o PDT, também sob ameaça de expulsão, ele filiou-se ao PSDB e consigo, levou centenas de parlamentares.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238912/visualizar/