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Saúde
Sábado - 03 de Março de 2007 às 08:40
Por: Leticioa Peixoto

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“Dificuldades pontuais enfrentadas pelo deficiente físico não devem ser confundidas com outras deficiências”, neste sentido a Secretaria Municipal de Educação promove uma série de cursos para formação continuada dos professores da rede, propiciando conhecimentos sobre os vários tipos de deficiência.

Nove módulos fazem parte do curso sobre saberes e práticas da inclusão, que teve inicio o ano passado e termina este ano. Cerca de 80 professores da Rede Municipal de Ensino estão participando e vivenciando diversas situações que as pessoas com deficiência lidam em seu dia a dia, adquirindo desta forma, novos conhecimentos sobre essas situações. Essa semana encerrou o oitavo módulo – “desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência física/ neuro – motora”, que teve como ministrante o professor Valdiney Pereira de Souza e o apoio da equipe da educação especial da Secretaria Municipal de Educação.

“Este módulo é significativo para o processo de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino e para o atendimento das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências físicas, sejam elas de origem neurológica ou não, dando ênfase no processo de ensino – aprendizagem”, argumenta Vanuza Santana Pereira, Coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Vanuza, o último módulo não tem data definida para começar, mas ela adianta que vai abordar o desenvolvimento de competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos cegos e de baixa visão.

O Secretario Municipal de Educação, Javert Melo Vieira, acredita que este momento é muito importante para reflexões sobre práticas educativas, no sentido de que a escola deve ser para todos. “Toda escola deve atender aos princípios constitucionais, não podendo excluir nenhuma pessoa em razão de sua origem, raça, cor, sexo, idade ou deficiência”.





Fonte: Ascom

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