Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 02 de Março de 2007 às 02:54

    Imprimir


Cuba começou a desenvolver uma bactéria capaz de destruir as larvas do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor do dengue. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal oficial Juventud Rebelde.

O diretor da Unidade de Luta Antivetorial da província de Camagüey, Raúl de Armas, disse que a bactéria é obtida por meio de um processo de fermentação e, ao ser ingerida pelas larvas do mosquito, provoca uma reação em seu tubo digestivo que lhe causa a morte. O bacilo, cuja denominação científica é Thuringiensis israelensis SH-14, se deposita em locais com água estagnada, onde o mosquito vive logo nas primeiras etapas de sua vida.

A eficiência da bactéria em destruir as larvas do mosquito transmissor da dengue foi comprovada em testes realizados em laboratório e em áreas comprometidas com focos do mosquito, como cisternas, fossas e tanques. Segundo o jornal, o desenvolvimento desse bacilo teve início nos anos 80. A bactéria foi descoberta em 1911, na província alemã de Tringia. Seu uso não afeta a saúde humana, e seu caráter biodegradável a faz desaparecer em sete dias sem contaminar o meio ambiente.





Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/239197/visualizar/