Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 24 de Fevereiro de 2007 às 09:30

    Imprimir


Trinta e duas agentes comunitárias de saúde de Nova Mutum iniciam, na próxima semana, o recadastramento dos moradores da zona urbana do município e também da comunidade Ranchão. O trabalho tem por objetivo atualizar cadastros da Secretaria Municipal de Saúde, além de servir de base para uma série de ações que são desenvolvidas pelo setor, bem como orientar o Governo Federal no caso de repasses em determinados programas.

De acordo com a secretária Anke Schwab, os cadastros disponíveis estão desatualizados. “O crescente número de novos moradores assim como as migrações que acontecem dentro da própria cidade, mostram a necessidade do recadastramento”, explicou. Desta forma a zona urbana foi dividida em trinta e um setores e as agentes devem concluir esse trabalho dentro de 30 dias. É uma espécie de senso, onde as informações buscadas são relativas à saúde.

Todos os moradores de Nova Mutum, independente de utilizarem serviços do Sistema Único de Saúde – SUS- ou não, devem estar cadastrados nos Postos de Saúde da Família - PSFs. É com base em tais informações que as unidades colocam em prática programas específicos para atender gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças em fase de crescimento e desenvolvimento, além de atividades relacionadas a visitas domiciliares e pequenos procedimentos.

“As agentes comunitárias são peças fundamentais dentro do atendimento básico. Na verdade começa por elas o trabalho preventivo, no sentido orientar para evitar o surgimento de problemas de saúde. Elas realizam visitas mensais às famílias do setor pela qual são responsáveis e com base em seus relatórios a Saúde pode tomar atitudes seguras ou desencadear ações de prevenção”, relatou a secretária.

Com a contratação de onze agentes no início deste ano, a equipe da Secretaria foi reforçada. Nas duas últimas semanas as novas contratadas passaram por um treinamento. No caso dessas agentes, o recadastramento será o primeiro contato com as famílias que passarão a acompanhar a partir da próxima semana. Um dos requisitos para concorrer às vagas foi justamente residir no setor em que vão atuar.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240221/visualizar/