Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 14:44

    Imprimir


A preocupação com a obesidade infantil invadiu as ruas de Brasília. Cartazes alertam para o perigo do excesso de peso, que já prejudica seis milhões de crianças no Brasil. Uma agência de publicidade de interesse público começou nesta semana uma campanha a fim de conscientizar os pais e as próprias crianças dos riscos de desenvolverem, ainda na infância, pressão e colesterol altos, diabetes e outras doenças, como qualquer adulto.

Refeições mais saudáveis

Há dois anos, a técnica em segurança do trabalho Valma Sobral Simões mudou toda a alimentação da família. A idéia era melhorar a saúde e tentar reduzir o peso dos dois filhos. “Eles comiam muita fritura. No almoço e no lanche da tarde tinha fritura. Salada na mesa? Quase não tinha. E alimentos assados também eram raros. Todo mundo gostava mais de fritura: batata frita, pastel no almoço”, lembra.

Valma conta que o sobrepeso começou a afetar a saúde dos meninos. Pedro Henrique, por exemplo, chegou aos 7 anos com 33kg. Vinte e dois por cento acima da média para a altura que tinha na época: 1,29m. O que já era considerado obesidade. “Era muito difícil brincar. Eu não tinha muita resistência, cansava fácil e não agüentava jogar muito futebol”, confessa Pedro Henrique Sobral Simões.

Problema nacional

Nos últimos 20 anos a obesidade infantil cresceu de forma assustadora. Pesquisas feitas em 60 países, que representam mais da metade da população mundial, comprovam que o problema já virou epidemia. E o Brasil teve um dos índices mais altos de crescimento da doença: 270% nos últimos oito anos, ou seja, já são 6 milhões de brasileirinhos obesos.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240352/visualizar/