Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 19 de Fevereiro de 2007 às 14:11

    Imprimir


Para aqueles que precisam de mais uma desculpa para gostar de chocolate, novos estudos sugerem que um tipo especial de cacau pode estimular o funcionamento do cérebro à medida que as pessoas envelhecem, afirmaram pesquisadores neste domingo.

Cientistas, falando no encontro anual da Associação Americana da Ciência Avançada em São Francisco, apresentaram resultados de estudos iniciais testando os efeitos no cérebro de "flavanols", um ingrediente encontrado no cacau.

Financiada pela fabricante de doces Mars, que forneceu uma mistura de líquido de cacau com formulação especial para a pesquisa, os estudos sugerem que os "flavanols" aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e podem ser uma esperança de tratamento para alguns danos vasculares.

A Mars, uma empresa privada, fez um estudo dos benefícios do cacau para a saúde. Sua linha de chocolates CocoaVia, feita com um processo que retém "flavanols", tem sido mostrada em testes clínicos como tendo benefícios para o coração. A última pesquisa sugere que ele também apresenta benefícios para o cérebro.

Ian Macdonald, da britânica University of Nottingham Medical School, conduziu um pequeno teste de imagens em mulheres jovens e saudáveis para ver se chocolates enriquecidos com "flavanol" ajudavam na função cognitiva durante tarefas mentais desafiadoras.

Embora a bebida não tenha aumentado seu desempenho nos testes, ela elevou o fluxo sanguíneo em seus cérebros por um período de duas a três horas, disse Macdonald. Ele acredita que novas pesquisas podem mostrar que o aumento do fluxo sanguíneo pode beneficiar adultos mais velhos e aqueles que sofreram danos cognitivos, como fatiga ou pequenos ataques.

Um estudo norte-americano sobre a saúde de adultos com mais de 50 anos também descobriu aumento no fluxo sanguíneo. Ele foi conduzido pelo pesquisador da Harvard Medical School Dr. Norman Hollenberg, que tem estudado os efeitos do cacau e de "flavanols" na população indígena Kuna, do Panamá.





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/241064/visualizar/