Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 10 de Fevereiro de 2007 às 22:03

    Imprimir


O Instituto Nacional de Câncer (INCA) lança às 10h da próxima segunda-feira a campanha de doação de sangue com a chamada "Neste Carnaval, vá brincar, mas não esqueça de doar. Doe Sangue". O objetivo é abastecer o Banco de Sangue da instituição para o período do Carnaval. O dançarino Carlinhos de Jesus e a atriz e madrinha da Escola de Samba Império Serrano, Quitéria Chagas, abrirão a campanha.

Carlinhos e Quitéria foram eleitos rei e rainha da campanha do INCA deste ano, que será realizada de 12 a 16 de fevereiro. Também estarão presentes à abertura os integrantes da comissão de frente da Mocidade Independente de Padre Miguel, a porta-bandeira Marcella de Oliveira Alves e o mestre-sala Marcelo Pessoa.

Segundo a chefe do Serviço de Hemoterapia do HC I, Iara Motta, o serviço recebe mensalmente em torno de 1,6 mil doadores para atender sua demanda. No entanto, na época próxima às festas, como é o caso do Carnaval, esse número cai pela metade.

"Mobilizações deste tipo são fundamentais. Não só para suprir o Banco de Sangue em uma época específica, como também ajuda a conscientizar as pessoas do quanto é importante doar sangue regularmente¿, sintetiza Iara.

Depois dos hospitais de emergência, o Instituto Nacional de Câncer é a unidade pública de maior movimento de pacientes no Rio. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico e os que têm leucemia necessitam de transfusões de sangue regularmente.

Para doar

Para doar sangue é necessário trazer documento oficial de identidade com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50Kg. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, e as mulheres podem doar a cada três meses, até 3 vezes ao ano. O Banco de Sangue do INCA funciona de segunda a sexta, das 7h30m às 14h30m, e aos sábados, das 8 às 12 horas, na Praça Cruz Vermelha 23, no centro do Rio de Janeiro. Mais informações pelo tel (21) 2506-6580.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/242745/visualizar/