Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 10 de Fevereiro de 2007 às 09:06

    Imprimir


O vírus da gripe das aves ressurgiu no sudeste da Turquia e na Europa Ocidental nesta semana. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) agora teme o surgimento de uma pandemia - epidemia mundial - com potencial para matar mais de 80 milhões de pessoas e gerar perdas econômicas inimagináveis. Uma catástrofe dessas dimensões seria muito maior que a "gripe espanhola" de 1918, que causou 50 milhões de mortos.

"A situação na África pode piorar e a Europa seria novamente afetada quando ocorrerem os fluxos migratórios das aves. É difícil saber o que 2007 nos trará", declarou em conferência a FAO. O começo do ano trouxe presságios bastante negros.

Nesta sexta-feira, a cepa contagiosa e letal H5N1 foi detectada no sudeste da Turquia em aves de uma aldeia da província de Batman. Na última semana, foram sacrificados 160 mil perus em uma granja da Inglaterra contaminada pelo vírus H5N1, dias depois de o vírus reaparecer no leste da Europa e causar a morte de várias pessoas em dois países africanos, Egito e Nigéria.

O temor geral é um ressurgimento da gripe das aves, que causou pelo menos 165 mortos e o sacrifício de mais de 200 milhões de aves em todo o mundo desde seu aparecimento, em 2003. Por causa disso, foram ativados sistemas de alerta e proteção contra o H5N1. Por enquanto, o H5N1 é transmissível ao homem somente através do contato direto com aves infectadas. Mas o risco é que, como qualquer vírus da gripe, ele possa sofrer uma mutação e se tornar transmissível entre humanos, com conseqüências imprevisíveis.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/242851/visualizar/