Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 07:45

    Imprimir


As novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão sendo usadas nos atendimentos de emergência em Tangará da Serra. A afirmação é do secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Barbosa, o Toninho Iporã. Segundo ele, as ambulâncias do Samu estão sendo usadas para garantir maior agilidade na cobertura integral dos serviços de urgência da Unidade Mista de Saúde (UMS). “Não é novidade para a comunidade que a ambulância da UMS está em precárias condições e o município não utilizar os seis novos veículos, seria até um desrespeito com quem está precisando de atendimento”, declara o secretário, frisando que já está em fase de elaboração o processo de contratação de profissionais. “O Samu contará com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas devidamente treinados para o atendimento de emergência, mas até a contratação dos mesmos as ambulâncias estão a disposição da UMS”, ressalta Toninho Iporã.

Ele informa que as ambulâncias estão sendo conduzidas pelos motoristas da UMS e o atendimento é sempre acompanhado por uma enfermeira também da Unidade Mista.

Segundo ele, o Samu fará parcerias com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos, objetivando realizar um atendimento integrado.

O secretário frisa que a Central de Regulação do Samu irá funcionar em Tangará da Serra mas o atendimento será prestado também nos municípios de Denise, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Nova Olímpia, Nova Marilândia, Porto Estrela, Santo Afonso e Sapezal.

ENTENDA O CASO – No dia 29 de dezembro o Ministério da Saúde entregou para o município seis ambulâncias para intregrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). Na época o secretário Toninho Iporã afirmou que em 60 dias o Samu seria implantado na cidade, e que o primeiro passo seria a contratação de 100 profissionais. No entanto, Toninho Iporã resolveu utilizar as ambulâncias que estavam no estacionamento da Prefeitura antes da contratação dos profissionais. Uma das ambulâncias do Samu foi responsável pelo atendimento aos feridos em um acidente que ocorreu no último domingo, envolvendo o major José de Jesus.

O QUE É O SAMU E COMO ACIONÁ-LO - É um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais da saúde. O serviço pode ser acionado pelo telefone 192.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/243569/visualizar/