Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 04 de Fevereiro de 2007 às 11:52

    Imprimir


Pela primeira vez nos últimos 20 anos os três senadores mato-grossenses passam a ter gabinetes numa mesma ala. O recém-empossado Jaime Campos (PFL) montou sua estrutura em Brasília no gabinete 24, 'herdado' do tucano Antero de Barros. Fica no 1º andar. Jonas Pinheiro (PFL) mantém seu gabinete número 6, no mesmo anexo Teotônio Vilela. A petista Serys Marly, que até dezembro estava na ala mais antiga, que é a Filinto Muller, no térreo (saída para garagem), subiu para o primeiro andar e está agora no gabinete 21. Agora, Serys tem estrutura instalada ao lado da colega Ideli Salvati (PT-SC), líder do governo no Senado, e é vizinha de Jaime Campos. Por estar há quatro anos no carga, Serys teve direito de escolha de gabinete, assim como Jaime, por já ter sido governador.

Idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio do Congresso Nacional, considerado o principal cartão postal de Brasília, forma o conjunto do Senado e da Câmara, no centro da Praça dos Três Poderes. Formando um H, as duas torres, uma do Senado e outra da Câmara, possuem 28 andares.

Privilégios

No Senado, os parlamentares mais antigos ou que já ocuparam cargos de grande relevância, como de presidente da República, têm a prerrogativa da escolha de gabinete. Também recebem maior estrutura. O ex-presidente Fernando Collor (PTB), por exemplo, passa a ter oito assessores a mais se comparado aos demais. Os 81 senadores, em geral, têm o livre provimento de nomear até 9 assessores, chamados de secretários parlamentares. Além disso, contam com auxílio da chefia de gabinete e de outros técnicos da Casa.

Com oito anos de mandato, cada senador ganha R$ 12,5 mil mensais. Tem direito à moradia, passagens aéreas, verba indenizatória e ressarcimento sobre outras despesas, como de estrutura funcional nos Estados.





Fonte: RDNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/244184/visualizar/