Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 07:44

    Imprimir


As conclusões foram baseadas em testes realizados em crianças que vivem a uma distância de até 500 metros de grandes avenidas.

Muitas crianças que moram ou freqüentam escolas perto de ruas movimentadas podem estar sujeitas a risco, alertam os autores do estudo publicado na revista especializada The Lancet.

Especialistas já acreditavam que fumaça tóxica proveniente de tráfego pesado pode levar a problemas de saúde como a asma.

Mas este mais recente trabalho científico sugere que a poluição pode impedir que os pulmões cresçam para atingir todo o seu potencial, mesmo em crianças que são saudáveis.

Crianças que vivem no campo mas em proximidade de uma estrada movimentada também correm o risco de ter o desenvolvimento do pulmão prejudicado, segundo os pesquisadores.

Crianças que vivem perto de grandes avenidas em cidades, com altos níveis de poluição do ar provavelmente estão sujeitas a um risco maior de problemas de pulmão, por causa do efeito duplo sobre os seus pulmões, indica o estudo.

Escapamentos

A função pulmonar de 3.677 crianças foi examinada anualmente, dos 10 anos de idade aos 18 - quando o pulmão delas está totalmente desenvolvido.

As crianças que moravam a 500 metros de uma via expressa apresentaram uma função pulmonar muito mais precária aos 18 anos de idade do que aquelas que viviam a uma distância de 1,5 quilômetro ou mais, mesmo quando fatores como o fumo em casa foram levados em conta.

Os autorers do estudo apontam como causa a fumaça que sai do escapamento de carros, motocicletas e caminhões.

Eles recomendam que sejam feitos mais estudos para identificar o elemento exato que prejudica os pulmões, entre os vários expelidos pelo escapamento.

Os cientistas não sabem exatamente como a poluição do ar afeta o desenvolvimento do órgão, mas acreditam que a ação dos poluentes atmosféricos, possa desempenhar um papel no caso.

Stephen Holgate, especialista em imunofarmacologia do Conselho de Pesquisa Médica da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, disse que o efeito adverso nos pulmões é causado "provavelmente pelo poderoso efeito oxidante (dos poluentes) no desenvolvimento pulmonar nos primeiros cinco a oito anos de vida".

A oxidação é causada pelo efeito tóxico de moléculas de oxigênio altamente reativas, chamadas de radicais livres, que prejudicam células e o DNA.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/245776/visualizar/