Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 23 de Janeiro de 2007 às 13:07

    Imprimir


A Secretaria de Educação e Cultura de Nova Mutum iniciou ontem, as matrículas para os alunos que vão ingressar na 5ª série do Ensino Fundamental. As mesmas estão sendo feitas na secretaria da Escola Municipal Tancredo Neves, das 7h ás 11h e das 13h ás 17h. Até então quatro turmas já haviam sido matriculadas, mas a rede municipal terá que absorver também mais seis turmas, que até ano passado eram atendidas na estrutura do Estado.

O fato da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro não atender mais turmas de 5ª série está baseada na falta de espaço físico. Uma portaria da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC determina um máximo de 30 alunos por sala. O regime de estudo também mudou, era de seriação e agora passou a ser ciclado, com isso a Escola decidiu assumir apenas o terceiro ciclo do Ensino Fundamental, compreendido pela 6ª, 7ª e 8ª séries, além do Ensino Médio. Os dois primeiros ciclos, compreendidos entre a classe de alfabetização e a 5ª série, serão assumidos pelo município.

Na rede municipal, duas escolas do interior - São José, na comunidade São Manuel e Jorge Carlos Ferreira, no Pontal do Marape – já atendem até a 8ª série. Na cidade este atendimento é feito apenas pela Caminhos do Saber, que já está com 04 turmas de 5ª série matriculadas. Como a Escola Tancredo Neves já era autorizada a atender até a 8ª série, as novas matrículas estão sendo feitas por esta instituição. Para abrigar temporariamente tais alunos o município está negociando o aluguel do prédio da antiga Escola Adventista, que encontra-se desativada.

Segundo cálculos da Secretaria de Educação, deverão estudar no local cerca de 180 alunos, divididos em 06 turmas, sendo 03 no período matutino e as outras 03 no vespertino, uma vez que serão atendidos também alunos do interior. Assim que a Escola Municipal Lucia Faccio Tasca, no Bairro Jardim, estiver concluída, tais alunos serão transferidos para o novo local.

O início das aulas na rede municipal está programado para o dia 08 de fevereiro e segundo a secretária Ida Maria Timm Pedrollo, a mesma data deverá ser seguida pelas turmas de 5ª série. Professores para atender a nova demanda serão contratados através de processo seletivo. Além disso, a secretaria deverá aproveitar profissionais que possuem graduação e já atuam na rede municipal, só que em séries iniciais.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/246498/visualizar/