Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 13:53

    Imprimir


Um suplemento de ácido fólico pode melhorar substancialmente a função cognitiva em adultos, segundo artigo publicado pela revista médica The Lancet. A função cognitiva se deteriora com a idade, especialmente no que tange à velocidade de processamento da informação e à memória. Essas mudanças na função cognitiva foram relacionadas ao risco de sofrer demência durante a velhice.

Estudos anteriores haviam sugerido que baixas concentrações de folato (ácido fólico) e elevadas concentrações de homocisteína no sangue são grandes fatores de risco associados a uma atividade cognitiva pobre. Na pesquisa publicada na revista, cientistas holandeses administraram aleatoriamente a 818 pessoas, que tinham entre 50 e 70 anos, 800 microgramas diários de ácido fólico ou um placebo durante três anos.

Os cientistas descobriram que algumas funções da atividade cognitiva, como a memória e a velocidade de processamento de informação, melhoravam nas pessoas que recebiam ácido fólico, em comparação com aquelas que recebiam o placebo. "Demonstramos que um suplemento de ácido fólico durante três anos melhora a atuação nos testes que medem a velocidade de processamento de informação e a memória, âmbitos que se sabe que se deterioram com a idade", afirmaram os autores do artigo.

A pesquisa foi realizada com adultos com altas concentrações de homocisteína, acrescentaram os autores. Eles propuseram ainda a realização de testes similares em outros grupos de população, como pessoas com incapacidades cognitivas leves ou com demência, para obter um "entendimento maior" sobre a relevância clínica do suplemento de ácido fólico.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/247579/visualizar/