Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 10:53

    Imprimir


Cerca de 130 alunos do Cursinho Preparatório, oferecido gratuitamente pela prefeitura de Cuiabá, passaram nos vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). No total, existem 1,5 mil pessoas cadastradas à instituição, pelo menos 843 fizeram as provas (o restante não teve condições de pagar a inscrição), o que indica um percentual de 15,5% aprovação, em cursos como Serviço Social (10), Pedagogia (14), Matemática (07), Filosofia (06) e História (04). No ano passado, 46 conquistaram uma vaga em uma das duas universidades.

O prefeito Wilson Santos, ex-professor de cursinho pré-vestibular, justificando o desempenho dos alunos do Cuiabá-Vest, disse que realizou o sonho de ser prefeito de Cuiabá e, que se sente satisfeito em contribuir com a realização do sonho de muitas pessoas, na entrada para a universidade.

Segundo o coordenador do projeto, Sérgio Cintra, o perfil dos alunos compreende pessoas com idades entre 20 e 65 anos, a maioria mulheres, afrodescendentes, desempregados ou com baixa renda familiar, que moram de aluguel, muitos filhos ou parentes numa mesma residência e/ou portadores de necessidades especiais que estejam há pelo menos dois anos fora do Ensino Médio. Logo no início do projeto, no ano de 2005, foram oferecidas 750 vagas no cursinho, cerca de 490 prestaram o exame, das quais 46 foram aprovados. A expectativa desse ano é abranger 2.250 estudantes e chegar a um índice de 20% de sucesso.

Além das universidades públicas, os estudantes vinculados à prefeitura também conseguiram boas notas em faculdades particulares. “A partir do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) muita gente conseguiu bolsa de estudos, é o caso de uma funcionária de 50 anos de idade que passou a vida servindo cafezinho na secretaria de Educação, mas esse ano começa a cursar administração de empresa em uma instituição privada”.

O cursinho, iniciativa inédita no país, conta com 40 professores de diversas áreas que atuam nos melhores colégios da Capital. As aulas acontecem das 19 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. No sábado, das 15 às 18 horas, e no domingo, das 8 às 11 horas. Uma vez por ano, é realizado ainda o “madrugadão”, evento que reúne os estudantes para um intensivo das 19 horas às 7 horas do dia seguinte. Outro destaque é o material didático. Com índice de 90% de aprovação pelos estudantes, o projeto poderá se estender para o resto do Estado, a partir de aulas telepresenciais. Antes é preciso as prefeituras se cadastrarem.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/247619/visualizar/