Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 16 de Janeiro de 2007 às 07:54

    Imprimir


A partir de ontem até 6 de fevereiro o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) realiza o curso de capacitação aos docentes e técnicos administrativos. A capacitação tem como finalidade propor aos docentes, diretores, coordenadores e técnicos de Apoio Educacional das unidades de Diamantino e Tangará da Serra, a oportunidade de conhecimento dos instrumentos legais que sustentam o Ensino Profissionalizante no país.

Com uma carga horária de 120 horas o curso está dividido em 3 módulos. O primeiro módulo (Básico) aborda os contéudos: Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica (Contextualização, Legislação da Eduacação Profissional, Referenciais Curriculares Gerais e Áreas profissionais).

O segundo módulo (Gestão) trabalha os Fundamentos de uma gestão coletiva na Unidade, Planejamento Estratégico, Fontes e Financiamento da Educação Profisssional, Gerenciamento dos recursos financeiros (licitação, pregão, contratos, orçamentos), Regimento Interno da Instituição, Documentação da secretaria escolar, Gerenciamento de espaço físico e patrimônio, Gerenciamento de pessoal, Aplicabilidade da avaliação institucional.

No terceiro módulo serão desenvolvidos os seguintes temas: o Projeto Político Pedagógico da Unidade, Abordagem Metodológica para o Desenvolvimento de Competência, Noções de Competência e a questão da Atividade, Que competências se pretendem nos professores e como desenvolvê-los, Interdisciplinaridade e Avaliação da Aprendizagem Escolar.

Para as unidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop serão oferecidas consultorias para a orientação e reelaboração do Projeto Político Pedagógico. As consultorias atenderão 25 técnicos administrativos e gestores de cada Unidade e tem como objetivo prepará-los para exercer as funções técnico-administrativas dessas unidades.

Segundo a Diretora de Educação Profissional e Tecnológica, Vera Ormond, esta capacitação “proporciona às equipes de profissionais do Ceprotec condições para o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, tecnológicos e socioculturais e, principalmente, favorece a autonomia intelectual e habilidades sociais de cidadania dos envolvidos”, salientou.

Todo o trabalho de capacitação e consultoria será realizado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Formação de Profissionais – IPEFP.

Os recursos para a viabilização desta capacitação e consultoria foram adquiridos por meio do Programa de Expansão da Educação Profissional do Governo Federal – PROEP.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/248272/visualizar/