Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Janeiro de 2007 às 10:52

    Imprimir


A falta de recursos humanos qualificados é um dos entraves que cercam a implantação da televisão digital no Brasil. Por isso, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Mec) promoveu, na quarta-feira (10), uma reunião para discutir estratégias e mecanismos para a formação de profissionais qualificados para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

A reunião, que contou com a participação de engenheiros, representantes do Ministério da Educação (Mec), da Ciência e Tecnologia (MCT) e de outras instituições, estabeleceu diretrizes para a criação do Programa de Formação de Recursos Humanos para a TV digital no Brasil. Para Jorge Guimarães, presidente da Capes, essa é uma necessidade urgente. ´´Precisamos nos antecipar para não sermos pegos de surpresa. Hoje, temos professores qualificados no sistema de pós-graduação, mas é necessário multiplicar esse conhecimento e formar profissionais capacitados para dar suporte às empresas quando o modelo digital entrar em funcionamento´´, explica.

De acordo com Guimarães, a Capes promoverá cursos de pós-graduação para que existam profissionais e pesquisadores preparados para atuar nas diversas tecnologias que o modelo digital utiliza, como engenharia de computação, microeletrônica, novos materiais, nanotecnologia, ciências da informação e outros. O programa terá várias parcerias e incluirá iniciativas de curto e médio prazo, como a estruturação de cursos no Brasil, a criação de um observatório da TV digital e o envio de técnicos, bacharéis e engenheiros para o Japão e outros países.

Até o fim do mês de janeiro, haverá uma reunião com o embaixador brasileiro no Japão, André Amado, para debater questões fundamentais sobre o padrão japonês de TV digital, escolhido como modelo para a estruturação do sistema brasileiro. Além disso, pretende-se discutir as oportunidades e possibilidades de cooperação entre Brasil e Japão nessa área.

O cronograma oficial de implantação do sistema digital no Brasil prevê que as transmissões sejam iniciadas pelo estado de São Paulo, em dezembro de 2007. Quando a nova tecnologia entrar em funcionamento, o telespectador perceberá uma grande melhoria na qualidade de imagem e som, maior interatividade e maior diversidade na programação.





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/248952/visualizar/