Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Janeiro de 2007 às 10:13

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação informa aos pais ou responsáveis pelos alunos menores de idade e aos estudantes maiores de 18 anos que as filas em frente às escolas estaduais são desnecessárias. A Seduc garante vaga a toda pessoa que deseja estudar na rede, desde que ela procure a escola mais próxima a sua casa para efetuar a matrícula.

“Temos vagas para todos os que querem estudar na rede estadual. Em 2006, por exemplo, tivemos mais de 3.226 salas ociosas em todo o Estado. As filas acontecem somente nas portas de escolas centrais e tradicionais, mas estudar perto de casa é sempre a melhor opção para o aluno: evita muitas horas dentro do ônibus; o gasto com condução; e aproxima o corpo docente dos pais, o que facilita no auxílio aos alunos em suas atividades e dificuldades pedagógicas”, observou a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie.

As matrículas continuam abertas até o dia 24 de janeiro e, já no dia 25, a Seduc realiza a atribuição de aulas, nas próprias escolas. Toda a rede conta com 647 unidades escolares e a expectativa é de que o número de matrículas efetuadas este ano supere o de 2006, quando ultrapassou 476 mil. A novidade na rede em 2007 é a abertura de vagas para crianças com seis anos ou que vão completar a idade até abril de 2007, por conta da lei que criou o Ensino Fundamental com duração de nove anos.

A Seduc também oferecerá mais vagas aos alunos com distorção idade/série, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, o Estado implantou o projeto Beija-flor, que oferece a modalidade diferenciada em mais 57 municípios do Estado e ampliou a oferta em outros 16, totalizando assim o atendimento nos 141 municípios.

As escolas têm autonomia para elaborar um calendário de matrícula específico; contudo, em alguns municípios, por meio das Assessorias Pedagógicas, as escolas unificaram a data. Em Rondonópolis (218km ao Sul de Cuiabá), por exemplo, as matrículas nas 34 escolas estaduais serão feitas a partir do dia 15 de janeiro até o dia 24 janeiro.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/248965/visualizar/