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Educação/Vestibular
Quinta - 11 de Janeiro de 2007 às 06:57

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A alfabetização de jovens exige um olhar diferente por parte dos professores, por causa de suas particularidades em relação à educação de adultos. Pensando nisso, uma ação conjunta envolvendo o Ministério da Educação, a ONG Ação Educativa e a Secretaria Nacional da Juventude desenvolve um material com orientações aos alfabetizadores que trabalham com a juventude.

Sob o título Jovens na Alfabetização: para Além das Palavras, Decifrar Mundos, a publicação, ainda não finalizada, faz parte do programa Brasil Alfabetizado e dispõe de seis capítulos que abrangem o desafio da alfabetização, um olhar sobre os jovens, a questão do ambiente, sujeitos, tempos e espaços, entre outros temas.

“Decidimos dar destaque para a juventude, pois ainda há um número expressivo de jovens entre 15 e 29 anos analfabetos”, afirma Timothy Ireland, diretor da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). O material ajuda a responder questões recorrentes como quem é o jovem, como lidar com ele e quais são seus interesses. Mas Timothy pontua que não é um manual de receitas e sim orientações que possam dar suporte aos professores.

Oficinas — O caderno será apresentado em quatro oficinas durante o mês de janeiro. A primeira delas ocorre nesta quinta-feira, 11, em São Paulo. As próximas serão realizadas em Alagoas, na Bahia e no Acre. Segundo Timothy, o objetivo é discutir com os alfabetizadores o conteúdo do material e saber se ele corresponde à realidade da sala de aula. “Essa é uma versão muito bem elaborada, mas ainda não é a definitiva”, explica. “Somente a partir das oficinas, poderemos caminhar para a versão final”, afirmou.





Fonte: MEC

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