Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 10 de Janeiro de 2007 às 16:27

    Imprimir


A empolgação era grande na Escola Aristotelino Alves Praeiro, no bairro 1º de Março, neste último final de semana, com a retomada das atividades do Projeto Escola da Família em Cuiabá. A oficina de bijouteria estava lotada. Entre moradores que já freqüentaram no final do ano passado e os novatos, que foram conhecer, a opinião era a mesma. “Muito bom ter este projeto, foi muito importante, é ocupação para as mães e para os filhos”, afirmou Nair Calvário Alves, casada, empregada doméstica, que estava na escola pela primeira vez e fez o curso de confecção de flores. As atividades foram retomadas nas 12 escolas municipais de Cuiabá inseridas no Escola da Família.

Junto com Nair estava Elizabeth França, uma das participantes desde o início do projeto na escola. Elizabeth fez oficina de caixinha de presente e bordado em chinelo e comemorou o fato de ter aprendido o ofício e conseguido através dele, presentear as três netas no natal. “O projeto está ajudando muito as pessoas carentes. Aprendi a fazer as caixinhas de presente, fiz e vendi, consegui o que eu não poderia se não tivesse aprendido: dar um presentinho para os meus netos e fiz compras para mim também”, disse Elizabeth França.

A Escola Aristotelino Alves Praeiro é uma das unidades que tem registrado o maior número de participação. Para a coordenadora local do projeto, Maria Auxiliadora dos Santos Moreira, além dos cursos serem gratuitos, um dos motivos da participação maciça é a interação da escola com a comunidade. “Outra coisa é que a escola atende a comunidade de outros bairros como Jardim Umuarama, Altos da Glória, Jardim Brasil, ela fica num ponto estratégico”, avaliou.

Neste final de semana também era grande a procura pelo curso de Educação Alimentar com reaproveitamento dos alimentos. O bairro 1º de Março será o primeiro a ser beneficiado pela parceria entre o Projeto Escola da Família e Sesi Cozinha Brasil.

Mailza Rita Oliveira é voluntária e ministrava a oficina de crochê, agora será uma das alunas no curso de Educação Alimentar. “É isso, o projeto está proporcionando oportunidades. Ajudei e sou ajudada agora, é muito bom”, comentou Mailza.

O projeto oferece oficinas, cursos, atividades culturais, de lazer e esportivas gratuitos à população de Cuiabá. Até agora mais de 25 mil participações foram registradas nas 12 escolas inseridas no programa da Secretaria Municipal de Educação, em cooperação técnica com a Unesco





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/249340/visualizar/