Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 09 de Janeiro de 2007 às 09:36

    Imprimir


Um novo foco de gripe aviária estendeu-se a uma quarta província no Vietnã, informaram hoje as autoridades, o que diminui as esperanças de que possa ser contido o ressurgimento do mortal vírus H5N1.

Os exames clínicos mostraram que 70 patos em duas fazendas na província de Kien Giang morreram por causa da gripe aviária, segundo Hoang Van Nam, diretor da unidade epidemiológica do Departamento de Saúde Animal.

"Os focos de gripe aviária expandiram-se agora para 41 comunidades em quatro províncias", disse Nam. Os dois focos em Kien Giang apareceram em diferentes fazendas de patos ilegais, que desafiaram a proibição estrita de abrir novas criações destes animais, segundo Dinh Cong Than, diretor do departamento.

"Estamos muito preocupados com a possibilidade de que os focos estendam-se a outras comunidades", disse. As quatro províncias mais ao sul do delta do Mekong no Vietnã lançaram este mês um programa para vacinar 1,5 milhão de patos e frangos, em uma tentativa de conter o ressurgimento do H5N1, um ano depois de o país ter conseguido controlar a doença.

O Governo ordenou inspeções estritas, novas vacinações e proibiu o transporte de aves para tentar evitar a volta aos dias mais duros da infecção, que causou dezenas de vítimas humanas. Desde 2003, o Vietnã registrou 42 mortos por gripe aviária, e sacrificou também mais de 100 milhões de frangos e patos.

Embora não tenha sido registradas vítimas humanas devido a este novo foco de H5N1, o ressurgimento do vírus em aves levantou novamente os temores, já que continua sem existir uma vacina e milhões de vietnamitas sacrificam frangos tradicionalmente durante a próxima festa do Tet, o Ano Novo lunar.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/249730/visualizar/