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Educação/Vestibular
Quinta - 04 de Janeiro de 2007 às 14:48

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A conservação do meio ambiente é um tema presente em 95,6% das escolas de ensino fundamental do País. A amplitude do debate é resultado de ações dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente nos últimos três anos, como formação de professores e alunos, realização de conferências ambientais e criação de grupos jovens para difundir a educação ambiental. Em 2001, a temática era discutida em 60% das escolas.

Desde 2004, foram formados 69 mil docentes e 21 mil estudantes para trabalhar a conservação do meio ambiente em sala de aula e na comunidade. De acordo com a coordenadora-geral de Educação Ambiental do MEC, Rachel Trajber, a proposta é inserir o tema no cotidiano das aulas para estimular a utilização racional do meio ambiente. “A educação ambiental é feita na ordem inversa, já que as crianças e jovens ensinam os adultos, assim como está ocorrendo com a informática”, explica.

A 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente foi outra iniciativa importante, que mobilizou 12 mil escolas, entre os dias 23 e 28 de abril de 2006, em Luziânia (GO). Durante o evento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Cultura, Gilberto Gil, do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Educação, Fernando Haddad, receberam a Carta das Responsabilidades, documento preparado pelos jovens participantes da conferência, com o lema Vamos cuidar do Brasil. A carta reúne de maneira sintética uma série de medidas fundamentais para a conservação ambiental, evidenciando as responsabilidades que os jovens podem assumir.

A estudante Viviane Ferreira de Matos Silva, de 13 anos, participa intensamente das atividades de sua escola, em Nova Xavantina, e esteve no evento como delegada de Mato Grosso. “Sempre me incomodou o descaso das pessoas com a natureza. Às vezes me sinto muito pequena para tentar fazer algo, mas quando vejo outros jovens com a mesma inquietação, isso me enche de forças.”

Coletivos Jovens — A coordenadora de Educação Ambiental do MEC destaca também os movimentos juvenis presentes em todos os estados brasileiros. Denominados Coletivos Jovens, os grupos reúnem adolescentes que promovem encontros para difundir a sustentabilidade ambiental com base em três princípios: jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra. “Como o trabalho é todo desenvolvido entre eles, há uma interação constante e crescente que divulga cada vez mais a educação ambiental”, justifica.





Fonte: MEC

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