Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 04 de Janeiro de 2007 às 07:23

    Imprimir


Doutorandos brasileiros que estejam estudando no país e queiram desenvolver parte da pesquisa de suas teses em instituições estrangeiras de reconhecida excelência podem concorrer a bolsas do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). As bolsas são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Os estágios têm duração de quatro a 12 meses.

“As bolsas para estágio no exterior são uma forma de complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil, buscando a formação de professores e pesquisadores de alto nível para sua inserção no meio acadêmico e de pesquisa no país”, destaca a coordenadora de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior, Ana Cristina Tavares de Melo. Ela salienta, ainda, que as atividades desenvolvidas durante o estágio no exterior devem ser complementares e essenciais ao projeto de formação do doutorando no Brasil.

Inscrições — As candidaturas permanecem abertas o ano inteiro, com calendário de fluxo contínuo. Até 1º de março, devem se inscrever os interessados em estagiar a partir de julho ou agosto de 2007. Os candidatos aprovados terão direito a passagens aéreas de ida e volta e bolsa mensal no valor de US$ 1.100, entre outros benefícios. Caso o doutorando já possua bolsa no Brasil, deverá solicitar a suspensão da mesma durante o período em que ficar no exterior.

Os estudantes de cursos avaliados com nota três e cursos novos recomendados devem apresentar suas inscrições diretamente à Capes. Já os matriculados em cursos com nota igual ou superior a quatro na última avaliação trienal devem se inscrever nas coordenações dos programas de pós-graduação das instituições onde estão realizando o curso. Mais informações na página eletrônica do PDEE.





Fonte: MEC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/250789/visualizar/