Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 29 de Dezembro de 2006 às 07:41

    Imprimir


O FDA, o órgão americano que regula a venda de remédios e alimentos, concluiu que produtos alimentares de animais clonados representam o mesmo risco à saúde que outros produzidos a partir de animais não-clonados.

O parecer, divulgado nesta quinta-feira, se refere a produtos e derivados de porcos, vacas e cabras, inclusive leite, mas não abrange produtos de ovelhas.

A conclusão de que os produtos de clones são praticamente indistinguíveis dos de animais não clonados foi anunciada após um estudo de cinco anos envolvendo a indústria da carne.

"Nenhum risco específico para o consumo humano de alimentos foi identificado nos clones de gado, porcos ou cabras", afirmou o FDA.

Com a decisão, não será necessário incluir no rótulo de alimentos derivados de animais clonados qualquer tipo de advertência para os consumidores.

Antes de ser adotada, no entanto, a decisão ainda será submetida a uma consulta pública. Críticos da decisão alegam que a maior parte dos consumidores não se sente confortável com o uso da clonagem para fins alimentares.

"Estamos pedindo às pessoas que escrevam ao FDA e aos membros do Congresso para pedir que o FDA volte atrás", disse Carol Foreman, da Federação de Consumidores da América, à agência de notícias francesa AFP.

Por meio da clonagem, um produtor de leite, por exemplo, poderá ter cópias de uma vaca que tem uma produtividade excepcional. Ou um fabricante de carne de porco poderá ter cópias de um suíno que engorde com maior rapidez.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251702/visualizar/