Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 28 de Dezembro de 2006 às 04:02

    Imprimir


A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz inaugura às 8h desta quinta-feira, a reforma e adequação do prédio do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial em Mato Grosso. O órgão está localizado na Rua das Camélias, nº 500, Jardim Cuiabá, na Capital.

O novo espaço agregará os atendimentos de três órgãos de educação especial vinculados a Seduc: o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual - CAP/MT; o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Apoio as Pessoas com Surdez - CAS/MT; e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação – NAAH/S, contribuindo com a disseminação da política de inclusão.

Com a junção das três repartições, a Seduc deve economizar em torno de R$ 260 mil ao ano, isso porque vai deixar de pagar três aluguéis, para apenas uma locação. Passando a funcionar em um mesmo prédio, mas conservando cada um sua individualidade, a otimização com manutenção do espaço físico, pessoal e segurança. Os recursos economizados nesta ação poderão ser revertidos em investimentos de móveis, equipamentos, ampliação e melhoria do atendimento especializado aos alunos com necessidade educacionais especiais.

Atualmente, o CAP/MT presta atendimento especializado a 130 usuários aproximadamente (pessoas cegas ou com baixa visão/visão subnormal), desde a educação infantil até o nível superior. Ofereceu em 2006, capacitação para 150 professores do ensino regular, com cursos de Sistema Braille, Soroban (cálculo matemático para cegos), Atividade de Vida Diária, Orientação e Mobilidade. Também ministraram cursos de Braille e Soroban em outros municípios.

Já o CAS/MT ofereceu capacitação para 115 professores, 65 pessoas (ouvintes e surdas) da comunidade e 5 instrutores surdos. Diversos foram os cursos: Libras (Língua Brasileira de Sinais), Linguagem, e Informática. Recebeu da SEDUC em 2006, recursos financeiros de aproximadamente 12.000,00 (doze) reais para manutenção dos serviços.

Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual

É um centro de referência no Estado, criado pelo SEDUC/MEC, com a finalidade de garantir, às pessoas cegas e de visão subnormal, o acesso aos conteúdos programáticos desenvolvidos nas escolas comuns, à literatura, à pesquisa e à cultura.

Implantado em 17/03/2000, em Cuiabá, conta com recursos humanos especializados, oferece serviços de apoio pedagógico e de suplementação didática ao sistema de ensino, por meio de equipamentos de avançada tecnologia da informática, com impressão de materiais em Braille e outros modernos recursos necessários ao desenvolvimento educacional e sócio-cultural das pessoas cegas e de visão subnormal. Também desenvolve ações para a formação continuada dos professores e dos demais profissionais da Educação Especial na área da deficiência visual.

Conta, ainda, com o atendimento de Equipe multiprofissional (psicólogo, pedagogo, assistente social), responsável pela avaliação psicopedagógica dinâmica dos alunos que apresentam suspeitas de necessidades educacionais especiais. O CAP funciona em dois turnos, matutino e vespertino.

Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Apoio as Pessoas com Surdez

É um Centro de referência no Estado de Mato Grosso, criado pelo SEDUC/MEC objetivando socializar informações sobre a educação dos surdos, divulgar e propiciar o atendimento ás suas necessidades, suas diferenças e semelhanças com os demais colegas, propiciar a aprendizagem da Língua Portuguesa, tornar conhecida e utilizada a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Propõe a viabilização da presença de intérpretes em sala de aula e a capacitação de professores, de professores intérpretes, de Instrutores surdos e de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e demais profissionais que atuam na área de surdez.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251953/visualizar/