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Educação/Vestibular
Quarta - 27 de Dezembro de 2006 às 18:23

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A profissionalização dos servidores públicos, com cursos de formação, capacitação e pós-graduação, como especialização e até mestrado, é uma das principais tarefas da Escola de Governo do Estado de Mato Grosso. O objetivo é assegurar, de forma prática, que o conhecimento difundido seja aplicado na melhoria da gestão pública e no atendimento ao cidadão. Na avaliação do diretor-geral, Almir Baleeiro, esse objetivo vem sendo alcançado nesses três anos de atividades da Escola.

Num balanço apresentado recentemente, Baleeiro demonstra que durante o período de funcionamento da Escola de Governo a instituição atuou em diversas frentes de formação e capacitação dos servidores. Palestras, seminários, workshop, oficinas, cursos de informática, educação de jovens e adultos, cursos de extensão e profissionalizantes, de formação inicial e de pós-graduação (especialização e mestrado). Em 2004, foram 4.600 certificações. Em 2005, foram 5.764 e em 2006, 3.721, totalizando em 14.085 certificações.

Em 2005, dos 19 projetos apresentados, cinco foram selecionados. São eles: "Construção coletiva, operacionalização, avaliação e implementação do Manual de Gerenciamento das Ações do Conselho Estadual de Educação", que tem como foco o usuário que busca informação e/ou solução para problemas relacionados à educação; "Saúde com alegria: doutores palhaços", uma contribuição para a humanização do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS); "Túnel do tempo: Tom do Pantanal", proposta de sensibilização para a importância da conservação do Pantanal e disseminação da cultura regional; "Mapeamento de Processo", uma contribuição para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração; e "Expectativa Suprema", que tem como objetivo melhorar o atendimento à população que recorre à Farmácia de Alto Custo, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde.

Integrando os projetos da Escola de Governo, foram publicados cinco livros, escritos por servidores, que transmitem suas experiências e estudos sobre as singularidades da administração pública: "As implicações decorrentes da identificação do contribuinte na legislação tributária", de Roseli Ricas, da Secretaria de Estado de Fazenda; "A Participação dos professores no processo de democratização nas Escolas da Rede Estadual, na cidade de Araputanga (MT)", de Cleusa Bernadete Larranhagas Mamedes, professora da rede estadual de ensino; "Desequilíbrios territoriais: possibilidade e limites de uma política pública de desenvolvimento regional na contemporaneidade mato-grossense", de Álvaro Lucas do Amaral, da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral; e "O impacto do modelo de administração pública gerencial na política de gestão de pessoas: o caso da Secretaria de Fazenda", de Mário Sérgio Viana, da Secretaria de Estado de Saúde.

E encontra-se em andamento uma pesquisa científica que vai traçar o perfil socioeconômico do servidor público. O objetivo é tanto planejar melhor as ações da Escola de Governo para os próximos anos quanto subsidiar a administração pública em sua política de recursos humanos e planejamentos envolvendo o funcionalismo.





Fonte: Gazeta Digital

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